quarta-feira, 25 de junho de 2008

O cinema é a forma de arte que me abriu porta para todas as outras, a maiorias dos post desse meu blog são sobre filmes que me tocaram de alguma forma. Mais entre outras coisas, a arte cinematográfica me fez descobrir a obra de um diretor brasileiro que sempre é alvo de discussões na imprensa. 25 anos após sua morte ele é motivo de polêmica, seu estilo único e próprio de fazer cinema ainda é incompreendido por muitos. Acabo de ver mais uma vez ao filme “Terra em Transe”, de Glauber Rocha o diretor que acabei de falar, é um filme que me emociona demais. Não há como não remeter as imagens da podridão política de Eldorado à política atual, é impossível não se emocionar com o poeta Paulo Martins louco, girando tonto diante da massa que vai ser esmagada. Quando vi esse filme pela primeira vez, aquelas cenas não saíram da minha cabeça, toda aquela criatividade que até hoje pulsa na tela. Não sei porque eu, um jovem de 23 anos me interessei tanto pelo cinema e pelas idéias glauberianas, sei lá as vezes por ter dentro de mim uma revolta muito grande em ver nosso país tão rico se resumir a coisas tão pequenas. As idéias sobre colonização cultural me fez parar pra pensar nas imagens que temos de nós mesmo, a telenovelização do nosso imaginário, a arte brasileira reduzida ao que a Rede Globo acha melhor, a dificuldade que as pessoas tem de assistir a um filme brasileiro frente a facilidade de tentar ter um padrão de vida americano, as pessoas querendo ser americanas, negros querendo ficar brancos, pobres querendo se parecer com ricos...acho que é isso que Glauber me ensinou, a olhar pra dentro de mim.



"Qual o sentido da coerencia?
Dizem que é prudente observar a história sem sofrer.
Até que um dia, pela consciência, a massa tome o poder."
Paulo Martins

Um comentário:

Marko disse...

Você curte Godard?? Deve curtir com certeza... eu amei um filme chamado Vent d'Est (Vento do Leste) que você deveria ver... Aliás todos os dele são geniais, especialmente os mais marxistas (que parecem muito com o Glauber). Eu amo Mojica também... Já viu O Despertar da Besta??? E GENIAL.